Visitação bate recorde no feriadão
Dois recordes nas Cataratas e Parque Nacional do Iguaçu foram registrasos em menos de 30 dias. Durante o feriado de Finados, o atrativo foi visitado por mais de 22 mil turistas. A rede hoteleira de Foz do Iguaçu (PR) também bateu um novo recorde, com uma taxa média 91% de ocupação.
Conforme o controle do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no sábado as bilheterias registraram a entrada de 6.239 turistas e, na segunda-feira, 4.152 visitantes. Somente no domingo (1), 12.513 pessoas estiveram no local, sendo o maior público registrado em um único dia. O número superou a marca registrada no feriado anterior, quando 12.388 pessoas estiveram no parque. Nesse feriado o total de visitantes chegou a 22.904.
Com as altas temperaturas, o nível de água nas Cataratas, que chegou a bater recorde de vazão em outubro, está quase dentro da normalidade, com 2.680 metros cúbicos por segundo. Esse número é pouco acima da média normal, que é de 1.500 metros cúbicos por segundo. Mesmo assim, o forte calor contribuiu para a grande visitação no Parque.
A média voltou a dar novo ânimo ao trade turístico, que nos meses de agosto e setembro havia registrado queda no movimento. As justificativas para essa queda foram os anúncios do surto de gripe A (H1N1), que teve o pior período em julho e agosto, e a crise econômica.
Somente no mês de outubro, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu 111.651 visitantes. O maior movimento verificado naquele mês foi durante o feriado do Dia das Crianças, quando 24 mil pessoas estiveram no local em três dias. No acumulado do ano já são 835.139 visitantes.